| < Ver mensagem anterior | Ver mensagem seguinte > |
Nélia
|
Colocada: Ter 01 Set 2009 15h11 Assunto: |
|
|
|
Olá a todas.
Também eu levei a epidural, aliás, nem poderia deixar de o fazer, uma vez que as dores tornaram-se insuportáveis, após indução do parto por não fazer a dilatação. Fartei-me de vomitar tantas eram as dores, que ao fim de algumas horas, e com 3 cm de dilatação apenas, lá atenderam o meu pedido.
Como podem calcular, e pela idade do meu filhote, isto aconteceu em Setembro de 2004 (17), e ainda não administravam o "entonox", nem se ouvia falar disso.Aplicaram-me a epidural por volta da meia-noite, sem me poder mexer, obviamente, trazendo-me alívio imediato das dores.
Passei a noite toda sem dores, e pensei que o parto ia ser indolor. O que eu não sabia é que de manhã as coisas iam mudar, e mudaram mesmo.
Vieram fazer-me o toque cerca das 8:00 horas da manhã, tinha eu já a dilatação toda feita, mas só lá para as 9 e tal, após a mudança de turno, depois de tomarem o seu cafezinho, é que resolveram vir preparar-me para o parto. Começaram as dores de novo, fiquei sem efeito da epidural, sem forças e pedi uma cesariana, claro que não era possível.
A muito custo por causa das dores, o meu filhote nasceu às 9:45 com ventosas, com 3,900 kgs, e eu com um grande corte para fechar.
Senti os pontos, tive uma hemorragia, confusão total no quarto, muda de soro, muda de cama...nada me deram para as dores, foi horrível, e passaram 3 anos para sentir vontade de engravidar novamente.
Se me senti feliz quando nasceu o meu filho? Não. Senti apenas um enorme alívio, cerca de 1 ou 2 horas depois é que comecei a apreciar aquela coisinha tão frágil, colocada nos meus braços e que dependia totalmente de mim. Senti-me uma má mãe.
Hoje já não penso assim, as dores eram demasiadas para poder raciocinar...hoje, o meu filho é o meu maior tesouro, e foi a melhor coisa que Deus me podia dar, lindo e perfeito.
Desculpem o testamento, e não se deixem levar pela minha situação, houve tantas outras mamãs que nem tiveram tempo de levar a epidural e logo tiveram o filho nos braços, cada caso é um caso.
Se aconselho a epidural? Claro que sim!!! Não sou masuqista e não gosto de sofrer. Tudo o que puder fazer para amenizar a dor, faço-o, sem pestanejar, claro, sabendo que não me prejudica a mim, nem ao bébé.
Um beijinho em especial para ti Mari. _________________ Eu sou assim: simpática, amiga dos meus amigos, ansiosa, temperamental, sensível...mas queridinha:)
|
|
|
|
Ana N Membro avançado

|
Colocada: Ter 01 Set 2009 17h42 Assunto: |
|
|
|
Oi Nélia,
Realmente as "dores do parto" não são nada iguais de mulher para mulher e até de parto para parto variam bastante!
Na gravidez da minha Rita, eu fiz a minha dilatação até aos 5 centímetros sem precisar da epidural... claro que tive dores, mas foi ao longo de 2 dias e eram como dores menstruais mais fortes. Fazendo a respiração que ensinaram na preparação para o parto, não posso dizer que estivesse aflita... as dores foram ficando gradualmente piores, mas ainda conseguia suportá-las!
Dos 5 aos 10 centímetros foi fácil, graças à epidural ainda fiquei com menos dores do que antes. Para mim o mais difícil foi a fase de expulsão... penso que por a Rita ser bastante grande, com 3,870 kg...
Quanto à recuperação pós-parto, com a epidural não notei que a recuperação fosse pior do que para quem não tinha levado (uma das minhas colegas de quarto já chegou ao hospital com a dilatação completa, por isso claro que não levou epidural...). Quem tinha uma recuperação mais demorada eram às mamãs que fizeram cesariana e mesmo assim nada de especial...
Eu tive a Rita às 19h10m. Algumas horas depois (penso que foram 6 horas mais tarde), fui à casa de banho com a enfermeira. Aí ainda não me sentia 100%, um pouco estonteada, mas de manhã já estava bem. O que me custava nessa altura era a costura (episiotomia), pois fizeram um corte para a Rita passar e ainda rasgou mais um bocado...
Enfim, aqui fica mais um pouco do meu testemunho...
Ah, e Nélia, o teu filho é mesmo lindo, parece de capa de revista!!!
Beijinhos,
Ana _________________

Blogue: http://www.duarte-gouveia.info/category/familia/
|
|
|
|
slpsousa Membro avançado
|
Colocada: Ter 01 Set 2009 23h36 Assunto: |
|
|
|
Olá!
Aqui deixo o meu testemunho sobre o meu parto com epidural.
Assim que cheguei ao Hospital que comecei a pedi-la, tendo a enfermeira olhado para mim com ar condescendente dizendo que era muito cedo.
Só depois de ir para a sala de parto é que ma deram, já eu pensava no que me tinha metido... e como seria daí em diante. Pois tudo começou não com dores, mas com o rebentamento das águas, só algumas horas depois começaram as contracções.
Tudo decorreu normalmente, tive de ficar quieta no momento da aplicação da epidural (já esqueci quanto tinha de dilatação), e deixei de sentir dores, mas apenas num dos lados do corpo(acho que foi no esquerdo). Como me explicaram que podia aplicar um reforço da anestesia algum tempo depois assim fiz... apliquei duas doses, até ficar um pouco dormente...lá veio a médica, chamada pela enfermeira, e após observação disse que era para não lhe dar nenhum susto!
Não sei o que poderiam ter pensado, talvez que algo estava a correr mal. Eu queria que me passassem todas as dores, por isso queria aplicar mais...
O trabalho de parto julgo ter sido mais vagaroso devido à epidural (já me tinham dito que a anestesia fazia atrasar a dilatação) ou eu estava ansiosa para ver o meu filhote.
O que sei é que esses momentos foram calmos, sem grandes dores, em amena cavaqueira com o meu marido. Depois chegou à altura de fazer força, de lado, para o bebé descer...e aquela vontade que nos dizem que temos de ignorar, para fazer força. Nessa altura o efeito das várias "recargas" de epidural já estavam passando e apenas num dos lados do corpo doía-me, mas foi suportável.
Na fase de expulsão disseram-me para fazer força quando sentisse uma contracção, mas eu sentia dores contínuas, não distinguindo as contracções, logo estava sempre a fazer força, fiquei cansada e foi necessário fazer episiotomia e usar a ventosa.
Não me arrependi de ter pedido a epidural...pode ter-me deixado menos sensível e até ter atrasado o trabalho de parto, mas julgo que não aguentaria as dores se não a tivesse...foi melhor sentir apenas em metade do corpo do que na totalidade!
Entrei no Hospital às 4h da madrugada e o meu filho nasceu às 17h58, tendo passado toda a tarde na sala de partos com o meu marido e sob o efeito da epidural (mais ou menos umas 5h).
O pior foi a seguir...com dores da episiotomia, dores de cabeça, e mal estar geral (a sensação de desmaio era eminente). Queria apreciar o meu Diogo, cuidar, amamentar e não me sentia bem para fazê-lo.
Não conseguia fazer chichi nas arrastadeiras, que horror..... foi necessário ser algaliada, mas até isso tinha um limite (apenas 3 vezes). De madrugada lá me levaram a tomar um duche "vigiado" (só da segunda vez é que consegui levantar-me, pois da primeira quase que caia redonda no chão...maldita tensão baixa) e a questão do chichi terminou. Os cocós foram maus, mas os clisters ajudam...
Dois meses depois ainda me doía a maldita da episiotomia, pois ainda me sentava numa bóia...depois tudo voltou ao normal.
E os pormenores maus esquecem-se, permanecendo apenas as boas recordações. _________________

|
|
|
|
Mari Membro avançado

|
Colocada: Qua 02 Set 2009 10h34 Assunto: |
|
|
|
Vamos ver como é que corre cmg... Ontem tive um corrimento um bocado rosado, que pode ser o início do desprendimento do rolhão mucoso, ou então do toque que a médica me fez...
A minha mãe farta-se de bincar cgm, pq a lua muda na quarta feira, ou seja, completa-se mais um mês lunar...
Nélia, o teu filho é lindo, tem o mesmo nome que o meu e nasceu no dia da minha data provável de parto, 17 de Setembro, tanta coincidência...
P.S. Ainda bem que hoje em dia há alternativas à dor... logo eu que sou tão mariquinhas!! lol _________________ _*Mari*_
|
|
|
|
Tanya
|
Colocada: Qua 09 Set 2009 23h33 Assunto: |
|
|
|
Olá,
Um conselho de mãe de dois filhos por cesariana não programada, peçam a EPIDURAL....isto porque no meu caso, do primeiro filho, fui ao hospital com suspeita de saída de rolhão mucoso. O médico ao fazer o toque, rompeu a bolsa de águas, o parto foi induzido. Como era o primeiro filho, previa-se um trabalho de parto longo, mas não foi o caso, as dores começaram às 16:00h de Sábado e às 02:00h de Domingo a dilatação estava no máximo 10cm. O imprevisto foi o meu pequenino não colaborou com o movimento de rotação da cabecinha......e estiveram a tentar puxá-lo durante 3horas, até perder os sinais dele. Resultado: cesariana de urgência, o bébé foi reanimado,mas ficou tudo bem.
Se eu não tivesse levado a epidural, concerteza gritava.......
Já da segunda gravidez, logo que dei entrada no hospital, já com ruptura de bolsa,apresentei-me e pedi logo a epidural. Sofri também algumas horas, nada que se aproxime da primeira,e foi nova cesariana por incompatiblidade entre a minha bacia e o tamanho da bébé.
Por isso, aconselho a epidural para qualquer imprevisto e prolongamento no trabalho de parto.
Sofrer para quê? _________________ Tanya
|
|
|
|
Exposto
|
Colocada: Dom 11 Out 2009 0h19 Assunto: |
|
|
|
Ola meninas
Eu tb sofri um bocadinho mas felizmente foi a fase até aos 3 cms, o anestesista veio logo e fez-me a epidural, pareceu-me ter entrado no céu.
Tive o parto na clínica e foi lindo o meu marido e a minha mãe assistiram, foi uma brincadeira pegada.
Antes da epidural fui aite do Dr Carlos Exposto e vi que realmente era bom fazer a epidural, ele faz referência a isso vejam o link http://www.exposto.com.pt/index-epidural.html
|
|
|
|
Ana N Membro avançado

|
Colocada: Seg 12 Out 2009 12h01 Assunto: |
|
|
|
Olá, bem vinda!
Que engraçado, um parto normal numa clínica... só conhecia casos de partos por cesariana programada!
Com que idade está o teu bebé? É menino ou menina?
Beijinhos,
Ana N _________________

|
|
|
|
Mari Membro avançado

|
Colocada: Ter 13 Out 2009 15h38 Assunto: |
|
|
|
Bem, no meu caso, apesar de ir com cesariana marcada, não sabia se seria possível levar epidural ou não, supostamente é decidido em função do último CTG e ainda da escolha da equipa médica/anestesista...
No meu caso, a Anestesista Isabel usou algo que descocnhecia até chegar a casa regressada do parto e fui pesquisar: Anestesia Sequêncial (podem ver aqui http://www.forumenfermagem.org.....opic=761.0 )
Foi fantástico poder "assistir" ao nascimento do meu filhote, e a Anestesista foi fazendo os "comentários" ao parto de modo a que eu soubesse tudo o que estava a ser feito. ..."agora vai sentir tres sacudidelas, vão ser os médicos a puxar o bebé..." e logo a seguir, aqueles dois choros que encheram a sala e me fizeram chorar...
Não sou contra o dito "parto humanizado" nem contra o parto sem fármacos, apenas acho que se o tratamento da dor é já um direito universal que se aplica às gravidas, é porque o parto é doloroso e há forma de evitar...
No final, o que importa mesmo é que os nossos filhos nasçam saudáveis e perfeitinhos! _________________ _*Mari*_
|
|
|
|
Ana N Membro avançado

|
Colocada: Ter 13 Out 2009 17h29 Assunto: |
|
|
|
Pois e em relação à epidural para um parto normal, a partir de uma certa dilatação (6 cm, salvo erro) os anestesistas já não dão a epidural...
Por isso, acho que mesmo quem escolha levar, corre sempre o risco de já não levar!
Quanto ao parto humanizado, acho que o importante é que os desejos da parturiente possam ser tidos em conta... muitas vezes no hospital parece haver tendência para aplicar a todos o tratamento standard: cateter, epidural, episiotomia e não é dada muita informação nem hipótese de escolha.
O mesmo em relação a acompanhantes, horários, etc. Por exemplo, a minha Rita nasceu às 19h10 e os acompanhantes (pai incluido) só podem estar nos quartos até às 20h. Como ainda tive que ter a episiotomia cozida, só cheguei ao quarto mesmo em cima das 20h e pouco depois o pai foi mandado embora. Os avós já só conheceram a Rita no dia seguinte às 13h (que foi o horário de visitas seguinte). Acho que o ideal seria poder ter um espaço em que as mamãs mais recentes pudessem estar com 1 acompanhante à sua escolha durante as primeiras horas (em que não se podem levantar).
Enfim, espero que nestes aspectos a tendência seja a de humanizar o parto.
Beijinhos,
Ana _________________

|
|
|
|
liliana.dias Membro avançado

|
Colocada: Seg 15 Mar 2010 16h23 Assunto: |
|
|
|
se isso podesse ser por escolha era bom... eu e agulhas temos uma relação muito má mesmo... nem sei como vou passar tantos meses a me encontrar com agulhas para as analises... mas se pudesse escolher entao seria esse tubo maravilha... _________________
|
|
|
|
Ana N Membro avançado

|
|
|
|
teresa25 Membro avançado
|
Colocada: Ter 23 Mar 2010 15h51 Assunto: |
|
|
|
Ola meninas ao ver o vosso testemunho assusta ja um pouco mas ainda falta uns 4mesinhos pra me preocupar ja com isso... _________________
|
|
|
|
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum
Todos os tempos são GMT + 1 Hora |
|
|
|
|
|