sopa para os bebes

< Ver mensagem anterior | Ver mensagem seguinte > 
Autor Mensagem
Márcia Andreia
Membro avançado

MensagemColocada: Qui 04 Fev 2010 16h47    Assunto: sopa para os bebes Responder com Citação
Olá meninas,

A minha filha ja iniciou as papas e adora!!!
Agora ela esta a iniciar as sopas (hoje), fiz de batata e cenoura ao principio ela não gostou mas depois comeu bem Very Happy .
Gostaria de saber que legumes voçês utilizavam na sopa pois no centro de saude não me explicaram muito bem Rolling Eyes .

Obrigada,
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
slpsousa
Membro avançado

MensagemColocada: Qui 04 Fev 2010 19h10    Assunto: Responder com Citação
Olá!

A ideia é ir introduzindo os vários legumes e vegetais, um de cada vez até ficar numa "sopa da pedra" (palavra de Pediatra). Usa abóbora (da verde ou da laranja), feijão verde, batata doce, alho francês, ...
Podes pedir no Centro de saúde um livrinho com várias dicas: "Comer com saber no primeiro ano de vida"

Há um site que podes consultar que tem muitas dicas quanto à comida dos bebés e outras coisas muito úteis:
http://solangeburri.blogspot.com/

Também há um livro que podes consultar: "1,2,3 uma colher de cada vez" que dá exemplos de receitas para as várias idades.
Espero ter ajudado!
Membro avançado

MensagemColocada: Sex 05 Fev 2010 18h45    Assunto: Responder com Citação
Já agora, do site babySOL tens um artigo com muitas bases de sopa (http://solangeburri.blogspot.com/2009/08/receita-do-bebe-bases-de-sopa_25.html), as que te aconselho para começar (tens é que ir introduzindo os legumes 1 de cada vez a ver se há alguma alergia) são:

Base de Batata
3 Batatas médias; 1 cebola pequena.

Base de Batata doce
2 batatas médias; 1 batata doce; 1 cebola pequena.

Base de Abóbora para OBSTIPAÇÃO
3 batatas médias; 1 fatia de abóbora; 1 cebola pequena.

Base de Cenoura
3 batatas médias; 2 cenouras; 1 fatia pequena de abóbora

Base de Courgette (acho que também resulta na OBSTIPAÇÃO)
3 batatas médias; 1 courgette média; 1 cebola pequena.

Base de Arroz para a DIARREIA
1 batata média; 3 colheres (sopa) arroz carolino; 1 cenoura.

Base de Pimpinela
3 batatas médias; 1 pimpinela; 1 cebola pequena.

Como fazer (adaptado para a idade da tua bebé):

1 - Por água a ferver e colocar então os legumes.

2 - Deixe cozer os legumes em lume brando, e tapado, durante 15 minutos. No caso da Base de Arroz, pode acrescentar o arroz à sopa juntamente com os legumes;

3 - Incorporar na lista de ingredientes das bases, o legume "verde" que se pretende destacar no sabor. Escolha apenas um! Pode ser: alho francês, bróculos, agrião, couve-flor, espinafres, couve branca, vagem..., desde que aprovado pelo pediatra. Se quiser destacar um dos legumes aconselhados para a base (ex. Creme de Cenoura, então acrescente a cenoura em maior quantidade (2) e introduza outro legume para a base, como seja um pouco de abóbora, que neutraliza o efeito obstipante da cenoura.

4 - Retire do lume, deite o azeite (1 colher café/dose) e passe com a varinha mágica. Ajuste a textura, se necessário, com um pouco mais de água.

5 - Pode acrescentar um dentinho de alho, de 3 em 3 sopas que prepara, a partir dos 5 meses.

Beijinhos e bom fim de semana!

Ana N

Blogue: http://www.duarte-gouveia.info/category/familia/
Bia
Membro avançado

MensagemColocada: Sex 05 Fev 2010 18h47    Assunto: Responder com Citação
Olá Márcia,

Se a tua bebé gostou da sopa de batata e cenoura, já é muito bom sinal! A slpsousa já disse quase tudo... Tb usei o tal livrinho do centro de saúde, é de borla e dá muito jeito (deram-me juntamente com o da alimentação da grávida, ainda antes da minha filhota nascer).

Pessoalmente em vez de ir sempre metendo mais coisas na sopa, preferia ir pondo e tirando, para dar mais diferença nas sopas (mesmo em termos de cor e textura).

Se fores sempre pondo mais coisas não faz mal nenhum, mas todas as sopas ficam para o acastanhado. Eu cá gosto de ter umas laranja, outras verdes, outras acastanhadas, outras amarelas... até já fiz de beterraba que ficou um rosa-choque Smile

Aqui ficam links para 2 posts mais antigos que pode ser que te deêm jeito:

http://familias-madeira.com/fa......php?t=907

http://familias-madeira.com/fa......php?t=892

Até à próxima!
jo

MensagemColocada: Ter 22 Jun 2010 0h22    Assunto: Batata na sopa Responder com Citação
Ola.
esta é a primeira vez que post algo aqui no fórum, mas é que tenho uma duvida, a minha bebe tem 5 meses e duas semanas, e a três semanas introduzimos a sopa (puré) na alimentação da nossa filha, nas receitas aqui divulgadas em nenhuma delas indica o uso na batata (semilha)mas a pediatra indicou colocar uma semilha em todos os pures
tipo
semilha
cenoura ou abobara
feijão verde ou outro vegetal
passados 15 dias introduzir carne branca.
depois de introduzir a carne vejo que ela esta gostando mais do puré, mas fico sempre na duvida se a semilha é um bom ingrediente visto que os nutricionistas excluem esse alimento das suas dietas.

obrigado

João
Bia
Membro avançado

MensagemColocada: Ter 22 Jun 2010 12h00    Assunto: Responder com Citação
Olá João, bem vindo (ou és uma Maria João? se sim, bem vinda Razz)

Nas receitas acima, no post da Ana N, todas têm batata (semilha) e só uma é que usa batata doce...

Não sei se percebi bem a tua dúvida?

De qualquer forma, nas sopas da minha filha, uso quase sempre batata, nunca ouvi ninguém dizer que fosse desaconcelhado, a não ser que o bebé esteja a ficar demasiado gordinho!

Aí sim, tive uma amiga, que o bebé dela foi posto de dieta ainda nem tinha 1 ano, acho que só podia por uma batata pequenina na sopa e não lhe podia dar papas, bolachas ou bolos.

Beijinhos,

Bia

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens